Esta semana meditaremos em 1 Tessalonicenses 5:15-19, onde o apóstolo Paulo, no final de sua carta, expressa diversas recomendações e conselhos ao povo de Deus.

Meditação 1 – Tema: Nunca pagar mal com mal – Segunda-Feira 07/05/2012

  • “Tomem cuidado para que ninguém pague o mal com o mal. Ao contrário, procurem sempre fazer o bem uns aos outros e a todos em geral.” (1 Ts 5:15)
  • Responda : O que significa “pagar o mal com o mal”? …………………………….Dê dois exemplos de como uma pessoa pode agir assim:…………………………………………………………………………Diga duas coisas que você considera como “fazer o bem”………………………………………………………………………………………..
  • Leia atentamente: A filosofia da vida cristã é realmente diferente de tudo. Os ensinamentos de Jesus e dos apóstolos são repletos de coisas que parecem estranhas à primeira vista; podem parecer até loucura se não forem vistas pelo prisma espiritual. Jesus nos ensinou que os últimos serão os primeiros, que se alguém mandar que andemos 1 milha devemos andar duas, etc. O ser humano sempre procurou andar no olho por olho, dente por dente, seria até compreensivo que alguém que fizesse o mal merecesse sofrer do mesmo mal, mas não é assim aos olhos de Deus. Ao invés de tudo isso, Deus diz: Façam o bem a todos. (mesmo sem vontade). Precisamos também entender, que este ensinamento está diretamente relacionado ao perdão. Se Deus perdoou você, que merecia a morte, porque você não pode perdoar também?
  • Leia mais: Lucas 11:4; Romanos 12:17-19; 1 Pedro 3:9; 1 João 1:11 e “Ouvistes o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; E, ao que quiser pleitear contigo, e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa; E, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas.” Mt 5:38-41.
  • Responda: Na sua opinião, qual destes mandamentos é o mais difícil?……………………Alguma vez você já teve que exercitar algum destes mandamentos?……………………..Diga duas coisas que você fez neste ano que Deus se orgulha de você ter feito o bem:……………………………………………………………………..
  • Reflita: Certo dia, um oficial do exército bateu num jovem soldado que era conhecido por praticar artes marciais. O golpe era injustificado, mas os regulamentos militares proibiam o revide; além disso, o jovem era cristão. – O senhor ainda vai se arrepender disso – comentou o soldado com um sorriso. Tempos depois, a companhia daquele soldado estava envolvida numa feroz batalha, quando ele viu um oficial ferido tentando desesperadamente arrastar-se de volta para a trincheira. O jovem soldado reconheceu-o como o oficial que o havia golpeado. Arriscando a própria vida, foi em auxílio do homem ferido e ajudou-o a ir a um posto de primeiros socorros. Enquanto o oficial jazia deitado no chão, esperando que os médicos o atendessem, tomou a mão do soldado, gaguejou um pedido de desculpas e expressou-lhe gratidão. Apertando a mão do oficial, o jovem soldado deu uma risadinha amigável e disse: “Eu tinha certeza de que algum dia o senhor se arrependeria.” Dali em diante, os dois tornaram-se os melhores amigos. Durante a Segunda Guerra Mundial, Desmond T. Doss, um soldado cristão não-combatente, foi ridicularizado por causa de sua fé, até mesmo por alguns dos oficiais. Durante a campanha de Okinawa, um daqueles oficiais foi gravemente ferido. Doss também arriscou a vida para salvá-lo. Salvou igualmente a vida de muitos outros homens

feridos, alguns dos quais haviam anteriormente zombado dele. Em reconhecimento por sua coragem, uma nação grata concedeu-lhe a Medalha de Honra do Congresso, a mais alta condecoração por bravura outorgada pelos Estados Unidos – e a primeira dessas medalhas a ser dada a um não-combatente.

  • Decida:

( ) Decido que vou perdoar agora todas as pessoas das quais estou com raiva ou magoado(a).

( ) Decido que vou colocar em uma folha de papel todas as coisas que eu tenho dificuldade em perdoar e vou orar ao Senhor por vitória nesta área (pausa p/isso).

( ) Decido que se alguém me prejudicar de qualquer forma, procurarei me acalmar e então o perdoarei porque Deus quer. Espaço para outra decisão:…………………
……………………………………………………………………………………………………………………………………………………

  • Decore 1 Ts 5:15. Seja honesto!!!. Procure decorar agora, não depois. Ore prometendo a Deus que vai cumprir suas decisões. Lembre-se: A vingança pertence ao Senhor!

Meditação 2 – Tema: Sempre Alegres! – Terça-Feira 08/05/2012

  • Leia 3 vezes: “Estejam sempre alegres.” (1 Ts 5:16)
  • Responda: Dê a sua definição de uma pessoa alegre: ………………………………………………………………………………………………………………… Este versículo é uma sugestão ou uma ordem?……………………………………………………………….. Tente explicar: Como ficar sempre alegre, mesmo passando por uma situação que não dá motivos para isso?
  • Leia atentamente: “Sim, é possível ser e estar alegre em toda e qualquer situação, pois Deus nos ordenou isso e seus mandamentos não são impossíveis de se cumprir. É claro que muitas vezes esta alegria não é possível de se demonstrar em sorrisos, mas certamente é demonstrável por uma confiança absoluta no Deus que servimos. Tudo o que nos acontece está debaixo da vontade de Deus, mesmo as coisas ruins, assim devemos, nos momentos de aflição, transformar nossa dor em confiança e em alegria eterna de que tudo vai acabar bem. A partir do momento que você pratica isso na sua vida, você se torna uma pessoa eternamente feliz. Doença e morte vão acontecer, mas lembre-se: tudo vai acabar bem!!! Não é para sempre!
  • Analise a sua vida e responda: você tem sido uma pessoa alegre independente da situação?………. As pessoas o(a) consideram uma pessoa alegre?……….. Segundo o texto acima, como você pode demonstrar ser uma pessoa alegre nos momentos de aflição:………………………………………………
  • Leia mais: Mt 5:12; Lc 10:20; Rm 12:12; 12:15; Fl 2:18; 1 Pd 4:13. Escreva 2 motivos porque você deve ser uma pessoa alegre: ………………………………………………………………………………… …………………………
  • Reflita: Certa vez, três estudantes viajavam num expresso que os levaria à cidade natal, onde passariam as grandes férias do fim do ano. No mesmo vagão, estava uma senhora já um tanto idosa, cujo semblante refletia bondade, calma e alegria. Após algum tempo de viagem, os estudantes notaram que a mulher não cessava de abrir uma grande bolsa de espaço a espaço, de onde retirava qualquer coisa e jogava fora do trem. Intrigados com o insólito de sua atitude, um deles decide-se a interpelá-la. Por que não jogava ela todo o conteúdo fora. O semblante amigo da mulher lhe deu coragem para aproximar-se dela com toda a naturalidade possível. Só aí foi que ela notou estar sendo observada. E sorrindo, explicou-se: – Há muito tempo fui nomeada professora da pequena cidade onde me viram tomar o trem. Quando ainda moça, eu notava como eram monótonas, pela falta de beleza, as margens da via férrea. Para mim, que devia fazer o percurso duas vezes por ano, da cidade onde ensino à minha terra natal, aquilo já era uma tristeza. Então pensei: – Que fazer para melhorar um pouco o desencanto do caminho, longo e enfastiante? Resolvi comprar todos os anos alguns quilos de sementes de flores para semeá-las às margens da estrada de ferro… Vocês estão vendo aquelas flores escarlates ali à sua frente? Semeei-as no ano passado. (..) Todos nós podemos melhorar um pouco os panoramas sáfaros da vida. E digo mais: Devemos sempre ser semeadores de alegria, mesmo nos momentos difíceis.
  • Decida:

( ) Decido que devo ser alegre em toda e qualquer situação.

( ) Decido que nesta semana falarei sobre esta meditação a qualquer pessoa que esteja triste.

  • Releia o versículo de hoje, inspire seus ensinamentos e faça uma ou duas decisões sobre o assunto de hoje. Lembre-se: quando fazemos a meditação, precisamos deixar que a palavra transforme nossas vidas, e isto acontece através das nossas decisões. Não espere que aconteça um milagre, decisão é compromisso, assim como servir a Deus é compromisso. Também decido: …………………………………………………………………………….
  • Decore 1 Ts 5:16 ( Seja honesto )
  • Ore por todas as decisões tomadas. Ore mesmo!!!

Meditação 3 – Tema: Orar sempre – Quarta-Feira 09/05/2012

  • “Orem sempre.” (1 Ts 5:17 ) ou “orai sem cessar”
  • Responda: Orar sempre ou sem cessar, significa:

( ) Orar pelo menos uma vez por hora.
( ) Orar sem parar por longos períodos.

( ) Ter uma vida dedicada à oração, orando sempre que for preciso.

  • Leia: Fl 4:6 e Rm 8:15 (pausa para a leitura) (analisando estes versículos podemos ver que tudo podemos levar diante de Deus, através da oração e conforme Rm 8:15, não somos obrigados a fazer discursos ao “grande Deus, isto pode até ter a sua hora, mas sempre podemos dizer simplesmente: Aba Pai (paizinho), que seremos tratados por nosso Deus como um pai cuida carinhosamente dos seus filhos”.
  • Analise a sua vida e responda as seguintes perguntas: Em uma escala de 0 a 10, como está a sua vida de oração?………. Diga o nome de duas pessoas do seu grupo de oração………………………………………….……………Diga uma coisa que Deus te deu através da sua oração………………………………………………………………..
    Você faz pequenas orações ( ) no ônibus ( ) no carro ( ) na escola ( ) no trabalho ( ) caminhando
  • Oração nada mais é do que falar com Deus, é usar a linguagem para o seu mais nobre propósito: comunicar-se com Deus.
  • Leia as passagens abaixo e descreva em seu caderno o tipo de diálogo que ocorre em cada uma das passagens: Salmos 42:1-2; 69:1; 73:13-14; 74:1; 83:1; 101:1.
  • Reflita: Quase posso ouvir alguém dizer: ” É impossível orar sem cessar.” Bem, em certas regiões da Europa e Ásia, existe uma pequena aranha chamada Argyroneta aquática, que passa considerável parte de sua vida dentro d’água. É onde ela mora. De tempos em tempos, a aranha sobe à superfície, respira um pouco de ar fresco, forma-se uma bolha ao redor dela, e ela retorna para o fundo do lago ou do ribeiro, onde fica por mais algum tempo. Quando a aranha sobe outra vez à superfície, está perfeitamente seca e limpa. Embora passe a maior parte do tempo lá no fundo, não é tocada pela água ou pelo lodo ao seu redor. Por quê? Porque está envolta por uma cápsula do ar lá de cima. Ar lá de cima! Também na vida espiritual, quando envolvemos nossos pensamentos na direção do Céu em oração e respiramos sua atmosfera, ficamos rodeados por ela. Isso significa mais do que apenas tomar fôlego. Quer dizer comungar com Deus até que nossa vida espiritual se carregue de vitalidade. Então, ao longo do dia todo, continuaremos a respirar o ar com o qual nos envolvemos. Esse “ar” é a respiração da alma. Precisa de renovação periódica. Assim como nossa vida física depende da respiração, nossa vida espiritual depende da oração. Uma pessoa cercada pelo ar espiritual respira-o tão naturalmente como respira o ar atmosférico. É isso que significa orar sem cessar. Vivemos num mundo cheio de corrupção moral e espiritual, mas assim como a aranhazinha não se contamina com a água e o lodo ao seu redor, assim o cristão, cercado pela atmosfera do Céu, permanece incorruptível pelo mundo. Inspire profundamente o puro ar celestial e continue, durante todo o dia, respirando a atmosfera celestial que o circunda.
  • Decida:

( ) Decido que vou sempre colocar Deus a par de toda a minha vida.

( ) Decido que, antes de qualquer decisão na minha vida diária, perguntarei de Deus se é essa a vontade d’Ele.

( ) Se ainda não tenho uma vida de oração como a ordenada por Deus, decido que nesta semana iniciarei um dos seguintes planos: fazer uma oração no início de cada hora ou orar uma vez por turno do dia e ir aumentando ou orar sempre que tiver de tomar uma decisão simples que seja.

Se quiser faça mais decisões.

  • Decore 1 Ts 5:17.
  • Ore por sua vida de oração e suas decisões. Derrame-se a Deus.

Meditação 4 – Tema: Agradecer por tudo – Quinta-Feira 10/05/2012

  • “Sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões. Isso é o que Deus quer de vocês, por estarem unidos com Cristo Jesus.” (1 Ts 5:18 – NTLH)
  • Substitua as palavras por exemplos práticos: Devo agradecer a Deus em todas as vitórias. Devo agradecer a Deus em todas as dificuldades. Devo agradecer a Deus em todas as ________________. Devo agradecer a Deus em todas as ____________. Devo agradecer a Deus em todas as ____________.
  • Leia refletindo Efésios 5:2-4 e complete: Em vez de falarmos sobre……………………………………………..
    devemos falar…………………………..
  • Responda: Você tem agradecido a Deus pelas coisas que Ele lhe dá?….. Segundo 1° Ts 5:18, por que você deve agradecer a Deus todas as coisas?………………………………. Escreva duas bênçãos que Deus te deu este ano:……………………………………………………………………….. Você já agradeceu por elas?…….Em que momentos da vida devemos agradecer a Deus?………. Você já agradeceu a Deus por uma coisa não boa que lhe aconteceu?…..Você aprendeu algo?………Como você se sente quando alguém lhe agradece algo:………..
  • Leia refletindo Lucas 17:12 a 19 e responda: O que Jesus mandou os leprosos fazerem assim que foram curados:………………………………………………………Qual foi a percentagem que voltou para agradecer?………%. Faça um comentário sobre o ser humano e a gratidão:……………………………
  • Reflita: Uma garotinha se aproximou da relojoaria e amassou o narizinho contra a vitrine. Os olhos da cor do céu brilhavam quando viu um determinado objeto. Entrou na loja e pediu para ver o colar de turquesa azul. – É para minha irmã! Pode fazer um pacote bem bonito? – diz ela. O dono da loja olhou desconfiado para a garotinha e lhe perguntou:- Quanto dinheiro você tem? Sem hesitar, ela tirou do bolso da saia um lenço todo amarradinho e foi desfazendo os nós. Colocou-o sobre o balcão e feliz, disse:- Isso dá? Eram apenas algumas moedas que ela exibia orgulhosa. – Sabe, quero dar este presente para minha irmã mais velha. Desde que morreu nossa mãe ela cuida da gente e não tem tempo para ela. E no aniversário dela, tenho certeza que ficará feliz com o colar da cor de seus olhos. O homem foi para o interior da loja, colocou o colar em um estojo, embrulhou com um vistoso papel vermelho e fez um laço caprichado com uma fita verde. – Tome! Disse para a garota. Leve com cuidado. Ela saiu feliz saltitando pela rua abaixo. Ainda não acabara o dia quando uma linda jovem de cabelos loiros e maravilhosos olhos azuis adentrou a loja. Colocou sobre o balcão o já conhecido embrulho desfeito e indagou:- Este colar foi comprado aqui?- Sim senhora.- E quanto custou?- Ah!, falou o dono da loja. O preço de qualquer produto da minha loja é sempre um assunto confidencial entre o vendedor e o cliente. A moça continuou: – Mas minha irmã tinha somente algumas moedas! O colar é verdadeiro, não é? Ela não teria dinheiro para pagá-lo!”O homem tomou o estojo, refez o embrulho com extremo carinho, colocou a fita e o devolveu a jovem.- Ela pagou o preço mais alto que qualquer pessoa pode pagar. ELA DEU TUDO O QUE TINHA. O silêncio encheu a pequena loja e duas lágrimas rolaram pela face emocionada da jovem enquanto suas mãos tomavam o pequeno embrulho. Gratidão de quem ama não coloca limites para os gestos de ternura. Seja sempre grato, mas não espere pelo reconhecimento de ninguém. Gratidão com amor, não apenas aquece quem recebe como reconforta quem oferece.
  • Decida:

Chegou a hora da decisão! Esperamos que você tenha entendido que Deus merece e gosta que o agradeçamos.

( ) Decido que vou agradecer a uma pessoa da minha família ou da igreja por algo.

( ) Decido que vou agora mesmo agradecer a Deus por 20 coisas relacionadas a minha vida (escreva no seu caderno agora), orando sempre para que você nunca esqueça de voltar para agradecer ao autor da vida: Jesus.

  • Decore 1 Ts 5:18.

Meditação 5 – Tema: Ação do Espírito – Sexta-Feira 11/05/2012

  • Leia em voz alta 3 vezes: “Não atrapalhem a ação do Espírito Santo.” (1 Ts 5:19)
  • Responda:

“Onde, hoje, mora o Espírito Santo?…………………………………….

Dê um exemplo prático de como Ele trabalha em você?…………………………………………………………………………………………………………..

Qual a diferença entre o Espírito que Deus deu a você e o Espírito que Ele deu ao seu irmão na fé?……………………………………………………………….

Você tem certeza que tem o Espírito?…………………………

  • Leia Gálatas 5:17 e responda: Quais são as duas forças que lutam dentro de você?……………………….. …………………………………………………………………………………………………….
  • Leia atentamente: Quando fazemos Jesus o Senhor de nossas vidas, nós recebemos o seu Espírito Santo para sempre, mas ele vem pequenino para que o façamos crescer com a nossa vida cristã”. Entre suas ações podemos destacar que ele nos convence que somos pecadores, que ele nos ajuda a chegar mais perto de Deus e que ele nos molda conforme a vontade de Deus. Tudo isto, e muito mais, o Espírito faz, entretanto, podemos atrapalhá-lo e entristecê-lo com nossas ações e pecados. Gostaríamos de destacar uma coisa: A igreja é um corpo com diversos órgãos, mas todos têm o mesmo Espírito. Quando criticamos ou falamos mal, ou atrapalhamos o trabalho de um irmão, nós estamos contribuindo para que o Espírito Santo seja atrapalhado. Leia Efésios 4:16b e veja essa verdade. Portanto, faça bem o seu trabalho, faça-o com entusiasmo! Comentários? Só se forem positivos. Inveja? Nem pensar. Palavras? Só se forem de incentivo.
  • Analise sua vida e responda: você tem atrapalhado o Espírito?………………….Suas palavras têm sido agradáveis?……….Quem tem vencido a luta em você?………………………
  • Leia refletindo: Certa ocasião, um homem dono de uma formosa casa convidou a um de seus amigos para morar com ele. Preparou-lhe um quarto especial e deu-lhe lugar em sua mesa. Mais tarde encontrou outro homem, do qual também se tornou um grande amigo e igualmente convidou-o para viver em sua casa. Foi ao que convidara primeiramente e perguntou-lhe se o estrangeiro podia ocupar o mesmo quarto que ele ocupava; um pouco mais tarde o primeiro hóspede teve de ceder sua cama ao outro e depois o lugar na mesa. Não nos admirará dizer que o primeiro convidado se entristeceu e se sentiu humilhado por tal depreciação. Muitos tem entristecido o Espírito Santo, o hóspede bendito do seu coração, dando preferência às coisas do mundo.
  • Reflita: Entrei numa casa uma noite e vi que a luz era muito fraca porque o vidro do foco estava sujo. Tomei um trapo de pano molhado, lavei o vidro e a luz se fez sentir mais forte e brilhante. Para que o foco dê melhor luz é necessário que se limpe diariamente. É possível que a luz seja muito boa dentro do foco, porém, quando este está sujo, ela não brilhará por fora. Assim é com a luz da vida cristã. O Espírito Santo entra no crente quando este se converte, para morar ali, procurando manifestar o Seu poder, brilhar na vida e alumiar o caminho para os que vivem em seu derredor. Muitas vezes, porém, não pode fazê-lo por causa das manchas da vida. É necessário que tenhamos cuidado de não mancharmos o nosso corpo que é morada do Espírito Santo.
  • Leia mais: 1° Coríntios 6:12-20 (ênfase nos versos 19 e 20); Efésios 1:13; 4.30; 1 Tessalonicenses 4:8; Atos 19:2.
  • Decida:

Chegou a hora da decisão! Lembre-se que Deus é um Deus de Justiça!!!

( ) Decido estar mais atento(a) para perceber que posso atrapalhar o Espírito.

( ) Decido que quando eu ver cristãos hoje, vou pensar: estes têm o Espírito também.

( ) Agora analise a sua vida, veja o que foi comentado nesta meditação e faça uma decisão de mudança: ………………………………………………………………………………………………………………………….

  • Vamos decorar!!! Decore 1 Ts 5:19!!!! Não se desespere!!!! Você consegue!!!
  • Ore prometendo a Deus que vai ter muito cuidado em não atrapalhar a ação do Espírito Santo que mora em você e nos seus irmãos. Dicas importantes: Não esqueça que essas meditações são escritas por um ser humano e assim são suscetíveis de falhas. Por isso, preste bem atenção e não se limite ao que está escrito.

*Jamais perca o sentido investigativo, procure outros textos, use concordâncias e outras versões. Não faça a meditação por obrigação, faça por amor. Não se limite pelo mínimo, faça o máximo que puder! Deus te abençoe!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>